(NIHON MATSURI 2011)
O tradicional e moderno desembarcam no CIL GAMA por meio do Festival Japonês nos dias 14 e 15 de setembro. Oficinas e apresentações diversas mostrarão como a cultura contribui no ensino de línguas. Desta forma, os alunos de língua japonesa apresentarão danças como Obon odori e Matsuri dance. O Origami e Mangá farão parte das oficinas destinadas ao alunos e ao público em geral no dia 14/9. Além disso, palestras, curiosidades, concurso de cosplay complementarão a bela semana do Japão no CIL GAMA.
Participe e prestigie.
DIAS 14 E 15/09 -HORÁRIO: DE 14 ÀS 18 HORAS
Para participar do Concurso de Cosplay, o participante necessita inscrever-se com a coordenação e dizer qual personagem vai concorrer.
Aprenda um pouco:
COSPLAY- A palavra cosplay, como já foi dito, é uma espécie de abreviação para "costume play" (costume = roupa / traje / fantasia e play = atuar). Ou seja, o cosplayer se caracteriza como um personagem de algum livro, mangá, jogo ou filme que queira homenagear; representa a personalidade deste; e em alguns eventos pode até mesmo competir com outros cosplayers em concursos, embora o grande barato e diversão sejam a exposição e o contato social gerado dentro do ambiente. Um dos principais objetivos desse passatempo é fazer amigos.
ORIGAMI –Origami é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel.
MANGÁ – é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos. Sua origem está no Oricom Shohatsu (Teatro das Sombras), que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o mangá. Vários mangás dão origem a animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações.
Quer aprender mais? Participe do festival do Japonês no Centro Interescolar de Línguas do Gama e venha encantar-se com a riqueza desta cultura.
Praça 2 EQ 16/18 Area Especial 2 Setor Central Gama-DF